Serviço Social

O Serviço Social é a porta de entrada para os serviços da APAE de São Caetano do Sul, pois é este setor que dá inicio ao acompanhamento às famílias, no processo de triagem e na orientação sobre os programas e atendimentos oferecidos na Instituição. Contando com a atuação de duas assistentes sociais e uma estagiária, o setor é responsável pela abertura das solicitações de atendimento, junto às famílias que buscam a Instituição, interessadas na inclusão escolar e no acompanhamento terapêutico às pessoas com necessidades especiais.

É atribuição do Serviço Social realizar o estudo socioeconômico, junto às famílias, por meio de instrumentos próprios da profissão, como entrevistas e visita domiciliar.

As profissionais também garantem o trabalho de orientação e atendimento aos familiares nos procedimentos de avaliação, matrícula, encaminhamento e desligamento dos assistidos.

As assistentes sociais realizam a mediação, com as famílias, visando a colocação do aluno no mercado de trabalho através da preparação nas oficinas e em parcerias com empresas.

Entre outras atividades, o Serviço Social, também é responsável por esclarecer dúvidas relativas aos benefícios que as pessoas com deficiência tem direito.
O horário de atendimento do setor é de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h30.

Serviço Social